sexta-feira, 25 de junho de 2010

Resex Chico Mendes - Seringal Floresta!

Reserva extrativista Chico Mendes é uma das mais conhecidas reservas do Acre, com quase 1milhão de hectares de área, é modelo de organização comunitária. Abrange os municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Xapuri, Sena Madureira e Rio Branco.

No último dia 18 (jun), os alunos formandos da UFAC, minha turma, tiveram a oportunidade de desfrutar da troca de experiências com os xapurienses residentes na Reserva, no Seringal Floresta.

Passando por Xapuri, conversamos com o prefeito do município de Xapuri Bira Vasconcelos, onde foram esclarecidas as idéias sobre o plano de gestão do mandato dele na prefeitura. Em parceria com o governo do Acre foi possível elevar a taxa de empregos no primeiro ano (2009) e agora no segundo ano (2010) está sendo reformulada a infra-estrutura do município, sendo realizada a revitalização da cidade e a pavimentação com tijolos.

Um investimento importante foi realizado em 2009/2010, nomeado Organização das Centrais de Atendimento - OCA - Xapuri - uma instituição que proporciona ao público atendimento digno e eficiente para serviços oferecidos pelas três esferas governamentais além dos tribunais de Justiça e Regional Eleitoral do Acre. Instalada no prédio da antiga Casa A Limitada, uma das mais importantes casas aviadoras dos áureos tempos da borracha em Xapuri, a OCA une o caráter histórico da cidade à modernidade do programa Floresta Digital, em nome do bom atendimento ao cidadão acreano.

Ele citou a idéia que todos têm de que Xapuri é a cidade mais ecológica do mundo. Isto não é fato pois, segundo o prefeito, o governo do Acre está tornando Xapuri a primeira cidade digital da Amazônia, com internet gratuita para toda a população e bom atendimento a todo cidadão na OCA.

A atividade de ecoturismo é desenvolvida no Seringal Cachoeira, o qual conta com uma pousada ecológica no Seringal Cachoeira, uma espécie de sede, e trilhas de caminhada na selva. Este seringal abrange os municípios de Xapuri, Brasiléia, Assis Brasil e Capixaba com mais de 100 km de caminhada na selva. O município conta ainda com outras atividades que mantêm a economia xapuriense: a fábrica de preservativos masculinos, que utiliza o látex extraído dos seringais da região; a fábrica de pisos de madeira; a indústria moveleira; a pecuária extensiva e agricultura de subsistência.

Na conversa com o seringueiro Raimundo Barros, primo do seringueiro Chico Mendes e presidente da Associação de Produtores e Produtoras do Seringal Floresta e Adjacências, foram esclarecidas as idéias que moveram os seringueiros nas lutas contra o desmatamento, denominados Empates. Com a morte de Chico Mendes, um dos líderes mais influentes, o movimento extrativista ganhou visibilidade internacional e os inimigos dos seringueiros imaginavam que o movimento seria desarticulado, mas o efeito foi inverso.
Não apenas a luta dos extrativistas ganhou mais fôlego, como a pressão internacional sobre o Brasil levou o governo a criar as Reservas Extrativistas, estancando a investida de fazendeiros e madeireiros contra a mata onde vivem há mais de cem anos seringueiros, castanheiros e pescadores.

Na conversa e visita à propriedade do Sr. Raimundo Pereira, onde ficamos alojados, observamos que a forma de produção e as técnicas utilizadas por este seringueiro, estão dentro da perspectiva de desenvolvimento sustentável impetrada pelas atividades desempenhadas nas RESEX. A troca de experiência foi importante e gratificante, pois foi possível observar na prática a extração de produtos não-madeireiros, os quais contribuem significativamente para a economia do seringueiro e consequentemente do Estado.

O sonho de Chico Mendes era tornar a floresta em pé um instrumento de sobrevivência das populações tradicionais e geração de riquezas aos seringueiros. Na atualidade, pela experiência do Sr. Raimundo, foi possível observar que a ideologia de sustentabilidade está sendo mantida e passada ao longo das gerações, pois os filhos do seringueiro aprendem as técnicas e as praticam.


' engenheira flor

2 comentários: